segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

AS DUPLAS SERTANEJAS DO POP/ELETRÔNICO

OS REIS: a dupla britãnica Pet Shop Boys pôs todo mundo pra dançar nos anos 80/90 e até hoje fazem relativo sucesso entre os antenados de plantão .Neil Tennant com sua voz anasalada inconfundível e Cris Lowe no teclado criando obras primas da música eletrônica. Suas músicas tem letras sinceras e combinações de som audaciosas que sempre resultam em coisa boa. Mas não escute se você estiver pra baixo, pode ser fatal, hehe. São geralmente melancólicas e desiludidas , trazendo á você um ar de '' fossa '' desgraçado. Mas nem por isso menos belo.


OS FOFOS : Light House Family é outra dupla britânica que começou sua carreira em meados dos anos 90. Suas músicas com forte influência SOUL são de uma melodia fantástica. Mesmo não tão agitadas colocam um sorriso em qualquer cara fechada. Os maldosos diriam que é a melhor definição de música de elevador, mas não tem jeito.. é definição de música boa também.






OS EXTRAVAGANTES: Com mesma pegada synth pop característica dos Pet Shop Boys e dos anos 80, aqui está outra dupla  britânica. Erasure, formada em 1985,  também criou verdadeiras pérolas desse eletrônico melancólico e alegre ao mesmo tempo( coisas que só mesmo o Reino Unido ou a Escandinávia consegue nos proporcionar em termos musicais ).
Mas ao contrário do Pet Shop eles fazem clipes mais bem humorados, embarcam em militâncias e tem a vida particular mais exposta.A voz do vocalista Andy Bell também é um show a parte, fazendo a música parecer um desabafo melodioso.







OS CAFONAS ASSUMIDOS: é claro que eu não ía deixar de falar do Modern Talking, baluarte do  pop eletrônico oitentista marginal brega non sense e qualquer outra coisa que vocês queiram citar. Mas se você escutou e gostou, não tem jeito, eles vão ficar na sua cabeça te fazendo procurar mais e mais músicas da dupla. Dieter Bohlen (o loiro e compositor principal da dupla) é super famoso na Alemanha como produtor de vários outros artistas e apresentador de um reality show musical. Thomas Anders , o cantor ( que, pasme! canta com voz feminina) também já fez vários outros projetos solo.




OS AMANTES DO SOM RETRÔ: o Chromeo é uma dupla canadense formada a poucos anos, apaixonada por essa pegada retrô da cena  eletrônica, fazendo um som que poderia ter tocado nas rádios nos anos 70 / 80. Bem humorados e quase conceituais , fazem dançar celebrando pistas e momentos do passado sem deixar de ser a cara dos anos 2010. Tem coisa mais atual que usar e abusar do glamour de outras épocas?




AMANTES DO SOM RETRÔ 2 : '' Fazemos coisas novas mas sempre baseadas em coisas velhas '' - é assim que a dupla israelense The Young Professionals se descreve. Usando samplers ou refrões de músicas antigas, fundindo com batidas novas e a voz de Ivri Lider que é um artista consagradíssimo pra aquelas bandas e seu parceiro na bagunça Yonathan Goldsthein , fazem um som que surpreende e seduz qualquer antenado em música eletrônica de qualidade


OS ROMÂNTICOS : Roxete só perde pro ABBA quando o assunto é grupo musical do norte da Europa que faz música boa, melosa, grudenta e que mesmo estando fora da mídia mantêm fãs doentios around the world. E se estamos brincando com duplas sertanejas, eles seriam nossos '' Cecília e Rodolfo''.
Suas músicas sempre ficam entre as mais tocadas, topo da Billboard, tema de novela, diabo a quatro. São tão populares que , olha só, já tiveram músicas gravadas por duplas sertanejas brasileiras, em versões de gosto duvidosíssimo. Mas isso só vem pra consagrar  Marie Fredrikson e Per Gessle que sabe como ninguém grudar um  hit no ouvido da povão.





OS ROBÔS DO HOUSE : Eles não curtem muito mostrar a cara, preferem fazer músicas com pegada house, muita voz distorcida e pôr você pra dançar ou apenas curtir uma vibe descendo a serra do mar. Os franceses do DAFT PUNK, Guy-Emanuel de Homem -Christo e Thomas Bangalter começaram  no final dos anos 90 , soltando hits um aquilo, outro ali nas rádios mundiais, como '' One more Time '' que fez bastante sucesso no Brasil.
Seus shows são sempre elaborados e performáticos, combinando efeitos com a música. 
O nome foi dado após uma crítica da revista Melody Maker que descreveu um trabalho antigo da dupla de  '' coisa de punks bobos'' ( daft punks), levaram no humor a crítica negativa e adotaram o nome. 






OS REIS DO HEAVY-ELETRO : The Chemical Brothers revolucionaram o tuch-tuch ao juntar numa dupla um fã de rock ( Jesus & Mary Chain, My Bloody Valentine) com um fã de  new wave ( New Order). Os dois tem como característica sempre músicas pesadas e de batida hipnótica.
Nascidos no sul de Londres, se conheceram numa aula de História Medieval e resolveram fazer música.
Logo viraram DJs famosos, em seguida conhecidíssimos no cenário underground e enfim consagrados com  o hit  '' Hey boy, Hey girl '' que Deus e o mundo já dançou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário