segunda-feira, 18 de março de 2013

OS CROODS - DIFÍCIL NÃO AMAR



OS CROODS
Diretor : Chris Sanders
Estúdio: Dream Works

                 A DREAM WORKS aos poucos vem saindo daquela peleja com estórias rasas e piadas popularescas e agora nos apresentou '' Os Croods '' (dirigido por Chris Sanders, um nome que vem crescendo muito no mundo da  animação) algo muito próximo de uma obra prima . ''Kung Fu Panda'' bateu na trave a uns anos atrás, e é nota 7. ''Shrek'' e ''Madagascar'' (sucesso de público) deixam a desejar no quesito qualidade gráfica e piadas originais.
                   Ok! Os Croods tem um enredo muito parecido com '' A Era do Gelo 4'' da FOX , mas o filme nos leva por caminhos e detalhes que nos fazem abstrair dessa semelhança, e sendo até superior em qualidade de animação, piadas e forma de contar a quase mesma estória.
                Tá bom! estamos rodeando pra dizer que ''Os Croods'' também bateu na trave, mas é muito bom saber que um grande estúdio está finalmente tomando seu caminho á excelência.
         Personagens absurdos mas com um pé na realidade, qualidade de texto, qualidade de interpretação, diálogos, aventura e emoção na medida , de certa forma constrangedor, te colocando frente a frente á aquilo que você não gostaria de admitir no seu íntimo e todos os ingredientes que fazem uma animação ser algo arrebatador, sem precisar apelar pra bordões infantis ou piadas onde alguém arrota alto .
             É aquele filme bem feito que quando acaba você tem a impressão de ainda estar por lá andando , respirando aquele mesmo ar dos nossos antepassados das cavernas e sua luta constante pela sobrevivência.O ser humano exposto á seu ultimo grau , vivendo seus mais primitivos instintos, como a fome e o medo e mesmo assim desejando viver, te fazendo sentir uma mistura de profunda admiração e compaixão ao mesmo tempo, coisa que os grandes personagens fazem com a gente e nos ganham pra sempre.
                   Claro, isso tudo é resultado de um texto muito bem escrito e dirigido , senão tudo se perderia na poeira, como tantas outras produções bem intencionadas mas que não conseguem passar essa mesma brisa poética.
              É isso que '' Os Croods'' faz. Impressiona e fica marcado no expectador nos dias seguintes após você sair do cinema. Cada fala, cada diálogo.Nos dando o desejo de voltar aquela etapa da humanidade onde ficou algo que ainda estamos tentando achar no futuro. Talvez a inocência.

quinta-feira, 14 de março de 2013

OZ ! QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA!

                                                   OZ- MÁGICO E PODROSO
                                                           Direção: Sam Raimi
                                  Elenco: James Franco, Michele Willians, Rachel Weisz
                                                              Estúdio : Disney - 2013
                           Todos achavam que a  Disney ainda tinha jeito depois do grande sucesso da ótima quadrilogia: ''Piratas do Caribe '' , mas infelizmente voltamos á estaca zero da desconfiança com o estúdio do Mickey. Quando vemos o nome: ''DISNEY'' no cartaz de um filme que não seja animação, você já sabe que a coisa vai feder. FATÍSSIMO!
             Mas oque é mais revoltante e incompreensível em OZ- MÁGICO E PODEROSO é colocar no cartaz um elenco de tamanha grandeza ( James Franco  , Michele Willians, Rachel Weisz), escrever em letras garrafais que o tal filme foi dirigido pelo mesmo cara da ótima trilogia '' O Homem Aranha '', fazer esse barulho todo , convocar Deus e o diabo para um filme  entediante ao extremo.
        Sim, porque eu poderia dar inúmeros outros maus adjetivos  á esse filme. Canastrão, enrolão, chato, mau dirigido, mau escrito, infantil demais, lacrimoso, caricato, previsível, etc etc..
        As perguntas que ficam no ar o filme todo são: como esses atores premiados concordaram em pagar esse mico? quem escreveu esse raio de enredo idiota? porque a computação gráfica é tão ruim? Porque não avisaram que o filme era pra crianças de 3 a 5 anos de idade?
        Você se dá conta que nada do que o cartaz prometia era verdade. E sim! você foi passado pra trás, porque esperar por algo no mínimo decente e acabar passando 2 horas e 9 minutos dentro de um cinema vendo aquela sequência de fajutagens e furos de roteiro é pagar pra ser torturado.
            E quando o diretor tem dedo podre, ele faz prodígios. Como deixar Michele Willians e Rachel Weisz tão expressivas quanto uma bailarina do Faustão. Todas as interpretações são péssimas, os atores parecem engessados, os diálogos são um brinde á vergonha alheia e nem as paisagens em 3D te fazem querer continuar dentro do cinema.
          FUJA PRAS COLINAS!


OS CRIADORES DOS DESENHOS ANIMADOS

WALTER LANTZ
Nascido em 1899,sempre gostou de desenhar , foi  mecânico na adolescência e expunha seus desenhos na oficina, até que um cliente seu gostou dos desenhos e o incentivou a fazer um curso de artes em Nova York.
Após trabalhar num jornal foi pouco a pouco se inflitrando nos estúdios de animação, até ganhar a opotunidade de animar e dirigir seu primeiro desenho : '' Dinky Doodle ''
Se mudou pra California e é empregado na Universal Studios, entre um desenho e outro, Lantz cria o Andy Panda e logo depois Pica Pau , seu maior sucesso. Morreu em 1993.


MATT GROENING
Seguiu os passos do pai que também era escritor e cartunista, se formou numa universidade de artes com notas baixas . Resolveu se mudar pra Los Angeles,onde  passou perrengues finaceiros até começar a fazer tirinhas pra jornal, as famosas '' LIFE IN HELL '' que até hoje fazem sucesso.
Isso chamou a atenção de James Laurence Brooks, um produtor de Hollywood que ,em 1985, queria trazer pra televisão os personagens das suas tirinhas críticas de humor ácido.E para explorar as várias facetas da classe média americana , nada melhor que criar uma família '' comum ''.Assim nasceu a consagradíssima série OS SIMPSONS que lhe rendeu incontáveis prêmios e elogios de crítica e público.

WILLIAM HANNAH E JOSEPH BARBERA
A Walt Disney Studios analisou o desenho da dupla que se conheceu em 1939 e prometeu viajar até Nova York pra contratá-los e nunca apareceu. Eles já trabalhavam no estúdio da MGM nessa época e começaram uma empreitada com o desenho '' Puss gets the boot '' que deu origem ao fenômeno TOM E JERRY.
Apartir de então vieram inúmeros personagens, como Zé Colméia, Scooby Doo, Os Flinstones, etc etc..mas com a rapídez da televisão, usavam quase sempre os mesmos cenários ou mesmas expressões para criar novos episódios, mas se a qualidade deixava a desejar, os bordões e caretas eram viciantes . Willian morreu em 2001 e Joseph em 2006 mas a marca da dupla  ainda continua como uma das que mais fatura com licenciamento de produtos e publicidade.

WALT DISNEY
Como não falar do pai de todos ? Walt começou estudar artes aos 16 anos e sempre foi um cara ligado ao filantropismo. Trabalhou na Cruz Vermelha, até começar  a trabalhar em agências de publicidade fazendo cartazes pra filmes na década de 20. Passou por problemas com direitos autorais com suas primeiras animações até que, juntamente com seu amigo Ub Iwerks, criou o famoso Mickey Mouse pra competir com o gato Félix que fazia enorme sucesso na época. Daí pra frente já sabemos no que deu, se tornando um grande nome do século 20.
AKIRA TORIYAMA
Esse é o nome do japonês responsável por uma verdadeira obsessão mundial chamada : DRAGON BALL Z.
Começou sua carreira em 1978 publicando mangás em revistas do gênero,começou com a série ''Dr. Slump'' nos anos 80 e logo após '' Dragon Ball Z '' que o fez trabalhar de 1984 á 1995 em cima da história para satisfazer o público que queria desesperadamente mais e mais daquela novelinha violenta e viciante.
Hoje Akira é um nome consagrado no Japão e entre os criadores de mangá que desejam a mesma fama do mestre.



STEPHEN HILLENBURG
Parece piada mas Stephen é biólogo marinho e começou desenvolver o personagem Bob Esponja quando lecionava num  Instituto de Estudos Oceânicos. Em 1987 o sonho de desenhar falou mais alto e começou a estudar animação em 1992, logo começando a trabalhar numa série chamada ''A vida moderna de Rocko'' da Nickeledeon que criticava de forma hilária a vida cotidiana em sociedade.
Logo convenceu a todos de o ajudarem no projeto ''Bob Esponja - Calça Quadrada'' que fez várias pessoas na sala saírem de tanto rir em sua primeira apresentação e se tornou o sucesso estrondoso que sabemos.

MASAMI  KURUMADA
É autor de inúmeros mangás, mas sua consagração só veio em 1986 com ''Os Cavaleiro do Zodíaco '' que também foi uma grande febre nesse período e ainda procurado até hoje,  mesmo que o desenho nunca tenha sido vinculado pela Rede Globo (que era a emissora de maior alcance nacional ) , imagine se tivesse.
O diretor Louis Leterier de '' Fúria de Titãs I e II'' é fan declarado de Masami e pediu que ele criasse cartazes inspirados no seu filme , no que foi atendido prontamente pelo lisonjeado mangaká.


CRAIG MCCRAKEN

Assim como quase todos os animadores , ele é formado em Artes. O cartunista hoje com 43 anos começou em 1991 á esboçar oque se tornaria seu maior sucesso, a série premiada: ''As Meninas Super Poderosas'', julgado pela crítica como divertido tanto pra adultos quanto pra crianças pelas referências a cultura pop e atualidade.
 Mas também é autor de grandes sucessos como : ''Laboratório de Dexter '' , ''Mansão Foster para Amigos Imaginários '' , ''Samurai Jack '', todos no Cartton Network, que além de canal, produz seus próprios desenhos. Mas Craig também já passou pelos estúdios Hanna-Barbera.






domingo, 3 de março de 2013

AS 20 MAIORES INJUSTIÇAS DA TV GLOBO

1- Passar GLOBO ECLOGIA e GLOBO CIÊNCIA de madrugada quando podiam estar passando no lugar do Vídeo Show.
2 - Fazer você aturar o Louro José atrapalhando entrevistas que você quer assistir , fazendo perguntas idiotas ou piadas sem graça.
3 - Deixar a Simoní , uma apresentadora que fez parte da infãncia das crianças anos 80 á própria sorte. Só não fez pornô porque Deus não deixou. 
4 - Deixar a Zezé Motta , que foi a primeira Xica da Silva no cinema fazer TELECURSO 2000 .
5 - Obrigar você a assistir o chatíssimo TV COLOSSO. Confesse! Você gostava de Power Rangers, não da Priscila. Toda vez que acabava um desenho você tinha que ver alguma chatice daquelas marionetes, já ensinando a criança oque é pagar pedágio.
6 - Fazer você assistir filmes com cachorro que fala, cachorro que prende bandido ou se apaixona por um golfinho ou macaco que joga futebol ou qualquer outra sorte de baboseiras com animais na ''Sessão da Tarde''.

7 - Lamber a bunda do Ronaldinho Fenômeno e fazer ele dizer os bordões:  ''sacanagem, ein? '' ''trairagem , ein? '' .
8 - Fazer você treinar sua paciência ao assistir o GLOBO ESPORTE para esperar o JORNAL HOJE.
9 - Aguentar a Ana Furtado fazendo cosplay de Luciana Gimenez em aparições em programas da grade e ver os artistas puxando o saco dela.
10 - Deixar artistas irem pra Record e virarem manga chupada.
11 - Convidar o Arlindo Cruz pra cantar em qualquer programa, em qualquer hora, até no intervalo.
12 - Fazer você escutar a musiquinha da ''Temperatura Máxima'' e perceber como sua vida é chata.
13 - '' A CASA DO TERROR'' , humorístico dos anos 90 só teve 2 episódios. Revoltante! VEJAM!

14 - Criar expectativa e fazer uma vinheta de fim de ano bem peréba e sem graça.

15 - Ainda não ter contratado Marcelo Adnet e Dani Calabresa.
16 - Passar FÓRMULA 1 domingo cedo ou em qualquer outro horário.
17 - Não preencher o ''Domingão do Faustão'' só com VIDEOCASSETADAS. Até quando o povo permanecer calado sobre isso?

18 - Fazer você assistir ''Corujão do Esporte'' quando você ,que não tem TV a cabo, perde o sono de madrugada.




19 - Quando a câmera filma a platéia dos programas de auditório, te matando de susto. Mas isso não é exclusividade da plim-plim.




20 - Quando dá o prêmio do Big Brother Brasil pro participante mais mala , põe o desgraçado em tudo quanto é coisa e ainda dá um programa só pra ele no MULTISHOW.

sexta-feira, 1 de março de 2013

AS SMURFÉTS DO POP/ROCK

Elas são vocalistas em bandas formadas só por homens
tem uma voz inigualável, estilo único e fazem um sucesso estrondoso
VAMOS CONHECER  ALGUMAS DESSAS PEÇAS RARAS

THE CRAMBERRIES:
Dolores é a vocalista da consagrada banda irlandesa que teve o auge de seu sucesso nos anos 90. A bonitona cheia de atitude e voz pitoresca fez o teste e passou quando os irmãos Noel e Mike Hogan precisavam de um vocalista pra banda que acabaram de montar em 1989. Surpreendemente só alcançaram a consagração quando Dolores compôs a canção '' Linger '' deixando todo mundo de queixo caído e provando que não é só um uma boa intérprete.


NO DOUBT :
Gwen Stephanie e seu irmão tiveram várias incursões em bandas diferentes até caírem na formação do NO DOUBT que fazia cover de outras bandas em 1987.
De lá pra cá entre altos e baixos e brigas de gravadoras Gwen revelou seu estilo que mistura estilo patricinha com maloqueira da pesada . Impossível? Gwen consegue.
Em 2004 a popstar se lançou em carreira solo fazendo muito sucesso , sempre com seu estilo inconfundível , não só pela musicalidade mas como pela suas roupas, cabelo e estilo de vida.


KID ABELHA :
Paula Toller é a cara de um dos grupos de maior sucesso do Brasil. Suas letras tem sempre toque de erotismo e humor mas a loira não curte se mostrar fora dos palcos. Se você jogar no Google: ''definição de pessoa blasé'' é bem provável que venha uma foto de Paula, sempre com seu ar distante .Mas mesmo assim é uma das artistas que mais vendem discos no país.
Já foi chamada várias vezes pra interpretar papéis em novelas por sua beleza e atitude, mas sempre recusou. Ela pode,  fazer oque?

EVANESCENCE : 
Amy Lee é a cantora e pianista que ajudou a formar e a idealizar a banda Evanescence, dando a ela todo esse ar gótico que arrebanhou milhões de jovens com estilo revoltadinho nos anos 2000.
Com letras melódicas e sempre cheia de atitude dark, Amy é venerada pelos fãs do seu estilo e usa a moda a seu favor também. Desenha seus próprios vestidos e é elogiada por nunca apelar pro lado sexy pra atrair público.



NIGHTWISH: 
Tarja Turunen nem está mais na banda Nightwish, mas até hoje seu nome é ligado a ela que emprestava sua voz de cantora lírica e estilo dark á banda finladesa.
Tarja é a cantora mais popular da Finlândia e uma das vozes mais conceituadas da Europa e sempre reclamou que necessitava de tratamento diferenciado por causa de sua voz que não lhe permitia um estilo de vida desregrado, oque talvez tenha sido confundido com ambição em ganhar mais que os outros, assim, foi demitida do grupo.
Quem  perdeu foi  a banda que sumiu da mídia internacional após a saída da morena.

AQUA: 
Lene Nystrom tem grande responsabilidade pelo sucesso que o grupo dinamarquês Aqua fez e faz no mundo todo. Modelo, atriz e esforçada como cantora, tem cara de pau suficiente pra se jogar em qualquer coisa que peça os clipes sempre bem humorados da banda.
Aproveitando um intervalo que a banda deu, á alguns anos atrás se lançou em carreira solo e teve relativo sucesso com músicas que colam no ouvido e mantendo o estilo irônico sempre com cunho sexual nas letras.


PARAMORE :
Hayley Willians começou novinha na banda americana Paramore cantando seu pop-punk-emo ,rapidamente aparecendo na MTV e fisgando a adolescência que crescia em frente á internet e faziam o mesmo estilo revoltadinho.
Quando duas de suas canções foram parar no romance vampiresco água-com-áçucar Crepúsculo é que a coisa pegou fogo.
A crítica costuma elogiar o trabalho e descrever Hayley como alguém com mais carisma que muitos com o dobro de sua idade.



BLACK EYED PEAS:
Fergie iria apenas fazer vocal feminino pra música  '' Shut up '' do álbum de estréia do Black Eyed Peas: ''Elephunk '' e acabou gravando mais cinco faixas.
E acabou saindo do seu grupo '' Wild Orchids '' pra entrar de vez na banda.
Em 2006 se lançou em carreira solo, fazendo  sucesso significativo mas nunca deixou suas raízes.
É com certeza grande responsável pelo carisma e sucesso do grupo que fabrica sempre grandes hits.